Dicas para potencializar seu treino
Mobilização e aquecimento: ao mobilizar (ou seja, fazer movimentos rotacionais e pendulares aplicados em todas as articulações do corpo) e aquecer, preparamos nosso corpo para os exercícios. Dessa forma, aumentamos a temperatura, o metabolismo e o fluxo sanguíneo. Liberamos líquido sinovial nas articulações, aumentando a elasticidades dos ligamentos e tendões, fazendo com que as articulações tenham menos atrito.
Seguir o treino prescrito: toda prescrição é individual. Tenha constância. Não falte, não altere exercícios, volumes e intensidades por conta própria.
Valorize o descanso: o repouso faz parte da periodização. Parar, por vezes, pode ajudar na prevenção das lesões. E, ao mesmo tempo, servir para potencializar a rotina de treinamentos. O descanso pode ser em um determinado grupo muscular sem atividade ou a restrição de um atividade aeróbica ou de força, por exemplo. Respeite os descansos, isso será fundamental para o seu rendimento nos exercícios.
Tenha um sono de qualidade: é no sono que ocorre a secreção de testosterona e GH (hormônio do crescimento), os principais hormônios envolvidos no exercício físico. São eles os responsáveis diretos pelo aumento de força, massa muscular e queima de gordura do tecido adiposo usada como energia na regeneração de inúmeros tecidos.
Faça exercícios aeróbicos: mesmo que o seu objetivo seja de força ou hipertrofia, é importante fazer exercícios aeróbicos. Além de desenvolver o seu condicionamento, eles auxiliam várias funções metabólicas e celulares, o que ajuda a melhorar o resultado dos treinos.
Beba água: a hidratação ajuda a regular a temperatura corporal e o funcionamento do intestino. Bebendo pouca água, aumentamos a densidade sanguínea. Isso provoca mais trabalho para o coração, gera cãibras, tonturas e reduz o nosso rendimento.
Confira a reportagem completa do Leonardo Jacociunas no site do GZH